terça-feira, 21 de abril de 2015

Mandalas em sala de aula

Em Sânscrito,  Mandala significa círculo ,mas também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente é o símbolo da integração e da harmonia.
É justamente esse lado da harmonia e do desenvolvimento de concentração que me interessou como educadora. Comecei usando as mandalas para ensinar cores e desenvolver a coordenação motora; entretanto, descobri que os alunos ficam mais calmos  e a sala em harmonia.
A arte da mandala, bem como o lúdico, parecem ter um poder extraordinário de focar de forma intensa e rápida a atenção dos alunos. Este fato atribui-se ao mesencéfalo, pois quando exposto a situações prazerosas, ele produz dopamina que aciona o mecanismo de recompensa e proporciona bem-estar, alegria, energia e vontade de continuar.  Portanto, não há nada de místico ou de crendice primitiva nos efeitos causados pela observação e pintura de mandalas.  De fato, nota-se que até a irritabilidade causada pela falta de treino em manter a concentração por um longo período é diminuída.

Experimente e compartilhe suas experiências. Observe as cores usadas pelas crianças porque esta escolha revela muito sobre o estado emocional das crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aguardo seus comentários.Eles são muito importantes para mim pois meu objetivo é aprofundar conhecimentos e esclarecer minhas próprias dúvidas.